sexta-feira, 24 de agosto de 2018

De olho nas eleições do futuro

Show c mara agora bc023b05 872e 4d55 b500 389a97f3e8cbReportagem da Agência Câmara iluminou, ontem, as análises sobre as estatísticas desta eleição. O texto mostra que, para assegurar recursos futuros do Fundo Especial de Financiamento de Campanha  (FEFC), os partidos priorizaram a ampliação das bancadas na Câmara. A partir de 2019, entra em vigor a regra eleitoral que distribui o FEFC apenas entre partidos com nove deputados eleitos ou com pelo menos 1,5% dos votos válidos para a Câmara, distribuídos em pelo menos nove estados. Em 2018, o Fundo tem R$ 1,7 bilhão.
Verbas  Com a proibição de doações de empresas privadas, que financiaram campanhas milionárias no País, candidatos a cargos eletivos agora podem contar apenas com recursos próprios, de vaquinhas virtuais ou do Fundo Especial. 
Amazonas  A Justiça Eleitoral do Amazonas recebeu este ano um número recorde de pedidos de registro de candidatos a deputado federal. São 146 nomes para disputar as oito vagas do Estado.
E agora?   Com a decisão do juiz  eleitoral Marco Antonio Pinto da Costa, que determinou a retirada do PT da coligação “Renova Amazonas”, a chapa encabeçada por David Almeida terá que rever toda sua estratégia de campanha, que contava com os minutos preciosos do PT  . 
Dúvida   Uma das decisões que o PSB  terá que tomar  a toque de caixa é sobre a vaga de candidato a vice-governador na chapa, até então ocupada pelo petista Jorge Guimarães.
Gêmeos   Definindo-se como “à esquerda da esquerda”, o candidato ao Senado pelo Psol Luiz Fernando Santos defendeu ontem, em entrevista ao vivo ao portal A Crítica, que apesar do senso comum distanciar os conceitos de socialismo e liberdade, um não existe sem o outro: “São irmãos gêmeos”.
Lives   Luiz Fernando foi o quarto entrevistado da série com candidatos ao Senado pelo Amazonas. Hoje, às 10h, será a vez de Hissa Abrahão (PDT).
Refrigerante    O deputado federal Pauderney Avelino (DEM) reafirmou compromisso com o polo de concentrados da ZFM ao cumprir agenda de campanha na Recofarma, ontem. Avelino anunciou que terá reuniões com o ministro da Fazenda e técnicos da Receita Federal na próxima semana
Adiado   Com placar de quatro votos a favor da terceirização da atividade-fim e três contrários, a decisão do STF sobre o tema foi adiada para a próxima quarta-feira. Cinco ministros apresentaram seus votos na sessão de ontem. Ainda falta ouvir outros quatro.
Fronteira  Após visitar os centros de recepção e triagem de imigrantes na fronteira entre Brasil e Venezuela, o ministro da Segurança, Raul Jungmann, negou que o governo federal tenha sido  omisso em deixar mais de mil imigrantes sem assistência em  Pacaraima.
Fronteira  2 Jungmann diz que a responsável pelos conflitos na fronteira é a própria crise no país vizinho. “Tem problema tem, tem tensão tem. Onde migração, no mundo, não cria tensão, não cria conflito?”, questionou.
Sarampo   São Paulo “copiou” o Amazonas, que desde mês passado faz varreduras vacinais nos bairros, e anunciou ontem que agentes de saúde irão de casa em casa em busca de crianças não imunizadas contra o sarampo e a poliomielite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário