A gerente do Centro de Especialidades Médicas, Marcia Murad, destacou que, desde abril deste ano, o Governo do Amazonas vem ampliando a oferta do serviço. “A proposta é descentralizar o serviço, para que a população tenha mais rapidez no diagnóstico e, com isso, tenha acesso ao tratamento com mais facilidade”.
Livre acesso
O diretor da Policlínica Antônio Aleixo, José Cesar de Carvalho, lembrou que acolhimento dos usuários na unidade vai facilitar o acesso da comunidade aos testes. “A importância do CTA na policlínica, além da descentralização e do acesso rápido, é dar acolhimento para que os usuários tenham livre acesso e ainda quebrar o preconceito e o estigma de fazer um teste rápido de HIV, sífilis e hepatites, fundamentais para a prevenção e para o tratamento em caso de diagnóstico precoce”.
O primeiro dia do novo CTA houve boa adesão dos usuários da policlínica. O assistente social Patrick Rodrigues estava acompanhando a esposa em uma consulta e aproveitou para realizar os testes. “Eu decidi fazer o teste pela praticidade e por conta da oferta para os usuários, porque é muito importante para ter um diagnóstico prévio e que se possivelmente tiver algum tipo de doença, ter como receber o tratamento”.
Novos CTAs
Até o fim do ano, mais dois novos CTAs devem ser entregues à população pela Susam, e a Coordenação Estadual de IST/Aids e Hepatites Virais, ampliando para cinco centros implantados em 2019. “Ainda neste ano vamos implantar mais dois novos centros de testagem rápida, um na Policlínica Codajás, na zona sul, e outro na Policlínica Zeno Lanzini, na zona leste, para ampliar a oferta, contemplando cinco unidades com CTAs no Estado”.
A rede estadual de saúde possui ainda mais dois SAES – Serviço de Assistência Especializado – que também ofertam testagem de HIV, sífilis e hepatites B e C, um na Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e outro na Fundação Alfredo da Matta (Fuam).
Outros dois Centros de Atendimento estão localizados na Policlínica Gilberto Mestrinho, no Centro, Zona Sul de Manaus, e no Centro de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimi) Ada Viana, no bairro Compensa, na Zona Oeste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário