quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Pesquisas estão sob bombardeio

A Justiça Eleitoral suspendeu mais uma vez, ontem, a divulgação de uma pesquisa de intenção de votos que, em tese, faria um raio-x do desempenho dos candidatos ao governo. O veto do juiz Ricardo Sales serve como alerta para que sondagens eleitorais não sejam usadas de maneira imprudente. A pesquisa seria feita pela empresa “Real Time Big Data Gestão de Dados”, que tem sede em São Paulo e foi aberta no dia 5 de março de 2018,  cuja atividade principal é o “tratamento de dados e serviços de hospedagem na internet”.  
Serviços  A realização de pesquisas pela Real Time Big Data aparece entre as atividades secundárias da empresa , junto com “consultoria em tecnologia da informação” e “suporte técnico”.
Reação   O pedido de impugnação da sondagem eleitoral foi feito pela coligação “Renova Amazonas”, do candidato David Almeida, que apontou irregularidades na metodologia da pesquisa. 
Falhas  Conforme a decisão, a pesquisa “não indica, de forma objetiva, a base pública de dados, nem há delimitação clara da área física abrangida”. A Big Data pode apresentar resposta ao TRE/AM em dois dias. Em Tocantins, pesquisa da mesma empresa sofreu vetos. 
Na dianteira  Pelo menos quanto a petições ajuizadas com decisões favoráveis na Justiça Eleitoral, David Almeida e o senador Omar Aziz (PSD) estão à frente dos demais competidores nesta eleição. 
Ranking   Por enquanto, David tem 16 decisões favoráveis e Omar 11, incluindo proibição de publicação de pesquisas de institutos locais. Amazonino está em terceiro neste quesito, com oito decisões favoráveis até o momento.
   Sem recursos, os concorrentes a uma cadeira na Assembleia, inclusive aqueles que disputam a reeleição, torcem para que as redes sociais consigam transformar em voto cada postagem dos candidatos. 
Tá russo  O deputado Dermilson Chagas (PP) diz ser impossível, por exemplo, desenhar um plano de voo para, no espaço de um mês, fazer visitas aos municípios. Não somente pelo tempo, mas pela falta de grana. “Duas coisas estão difíceis: recursos e convencer o eleitor a votar”. 
Troca    Coincidentemente, 
de novo a cúpula inteira da Polícia Militar do Amazonas cai durante um período eleitoral. 
O secretário extraordinário Wálter Cruz anunciou a mudança durante entrevista 
a uma rádio, ontem à tarde. 

Interferência De acordo com o próprio Wálter Cruz,  o estopim da mudança ocorreu por causa da  alteração no subcomando da PM. 
Eis a razão “Eu indiquei para ser o subcomandante o coronel Cláudio e chefe do Estado Maior o coronel Norte. Mas eu fiquei sabendo agora a pouco que o coronel David Brandão não aceitou a mudança e pediu a sua saída. O governador me falou agora a pouco. Ele (Amazonino) aceitou (a demissão”), disse Wálter Cruz. 
Transparência O  TCE/AM passou a disponibilizar, desde ontem, um sistema de busca avançada on-line em 30 mil  diários oficiais publicados pelo tribunal entre 2010 e 2018. 

Destaque  A Assembleia Legislativa do Estado publicou ontem no Diário Oficial a lei que considera  Patrimônio Cultural 
de Natureza Imaterial o Concurso Miss Amazonas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário