quarta-feira, 4 de março de 2015

Seduc e Ufam dão início ao I Encontro Amazonense de Professores de Línguas e Literaturas


O evento tem o objetivo de desenvolver práticas para o ensino básico
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) deu início, na manhã desta quarta-feira (04) ao I Encontro Amazonense de Professores de Línguas e Literaturas (Enproll). Estendendo-se até o próximo dia 6, o encontro de formação é direcionado a professores de Língua Portuguesa, Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) e Línguas Estrangeiras que atuam como docentes em escolas de ensino fundamental da rede pública estadual do Amazonas e também a graduandos dos cursos de Letras.
A cerimônia de abertura do encontro aconteceu no auditório Eulálio Chaves (Ufam) e foi marcada pela palestra “Mediando Leituras e Promovendo Aprendizagens Significativas”, ministrada pelo professor e doutor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Marcos Vinícius Scheffel.
encontro-professores-linguas-e-literaturas-02
A coordenadora do evento, Cássia Nascimento, ressaltou a importância das discussões que serão promovidas nos três dias de atividades. “O encontro tem a perspectiva de atender professores de Línguas e Literaturas, reunindo um público de aproximadamente 700 pessoas. Nosso objetivo é desenvolver práticas para o ensino básico e promover discussões sobre planejamento de ensino de linguagens e literaturas, avaliação e todo o processo de formação de professores, além de questões pertinentes à leitura e produção de textos”, avaliou a coordenadora.

No decorrer da semana, o encontro envolverá conferências, mesas redondas, sessões de comunicações coordenadas, minicursos, exposição de pôsteres, apresentações culturais e exposição de trabalhos de pesquisa. Também é parte da programação, uma homenagem aos 50 anos do curso de Letras da Ufam e a I Mostra de Estágio, Prática e PIBID em Letras/Ufam.
encontro-professores-linguas-e-literaturas-03
Para a diretora do Departamento de Políticas e Programas Educacionais da Seduc, Vera Lúcia Lima, a formação é de extrema relevância para reforçar e melhorar as práticas pedagógicas em sala de aula. “O encontro foi pensado para que os profissionais da educação que atuam no ensino das linguagens e literaturas estejam participando, discutindo sobre as práticas pedagógicas e as formas de melhorar tais práticas. E nós também daremos um enfoque no projeto “Rede de Letras”, com o qual o Governo do Estado já beneficiou mais de 274 mil alunos do ensino fundamental (do 1º ao 9º ano) com o repasse de livros”, destacou.

Expectativa – Professora de Língua Portuguesa da escola estadual Alda Barata, Rosimeire Pinheiro dos Santos falou sobre a sua expectativa para o encontro. “A minha expectativa em participar do encontro é aprimorar ainda mais o meu ensino em sala de aula, conhecendo novas práticas pedagógicas que possam atrair a atenção dos alunos e reforçar o aprendizado”, comentou a educadora.
A cerimônia de abertura dos trabalhos contou com a participação da secretária Executiva de Educação Adjunta da Capital, Nazaré Vicentim, do secretário Executivo de Educação Adjunto do Interior, Algemiro Lima, da secretária Executiva de Educação Adjunta Pedagógica, Oceania Dutra e da reitora da Ufam, Márcia Perales.
A programação completa das atividades, incluindo os minicursos, as conferências, as mesas-redondas, apresentação de pôsteres, sessões de comunicação e atividades culturais, pode ser acessada no site do encontro

Nenhum comentário:

Postar um comentário