quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Aumento da violência em Eirunepé: Nos últimos dias foram 3 mortes e 16 feridos por arma branca

Por Tião Cavalcante
Muito preocupante os dados estatísticos de ocorrências policiais nestes últimos dias em nossa Eirunepé, o que revela que a violência aumenta a cada dia no Município. Nos dois últimos dias, foram 3 mortes e 16 ocorrências de lesões corporais por arma branca (faca), sendo que um dos mortos foi um indígena. Outros 3 indígenas foram feridos. 
Tais acontecimentos geram insegurança a população e revela a necessidade de maior investimento em segurança na cidade, através de uma união de forças entre o Poder Público Municipal e o Governo Estadual. Para diminuir o clima de insegurança na cidade há que se ter uma maior eficiência das estratégias policiais, aumento de efetivo das polícias, formação e treinamento de concepção mais moderna, responsabilidade compartilhada com a sociedade, inteligência policial, técnicas de enfrentamento, acessórios e equipamentos de última geração, polícia científica, envolvimento governamental nos diversos níveis, etc. 

A ausência de uma arrojada política de segurança preventiva possibilita o aumento da violência. As autoridades devem ter a sensibilidade e a percepção de que a população precisa de maior segurança no Município. A atual situação de violência em Eirunepé é uma consequência do descaso em geral, até histórico, isto é, por décadas a cidade deixou de investir em segurança, bem como em outros segmentos da sociedade que estão diretamente ligados à problemática da violência urbana. Por exemplo, o jovem hoje em Eirunepé, por não ter oportunidade de emprego e acesso a uma boa educação, acaba ficando ocioso e fatalmente entra no mundo das drogas e do álcool, indo em direção ao nefasto mundo da criminalidade. Triste e lamentável caminho. 
Assim, esse aumento da criminalidade em Eirunepé necessita de criação e reestruturação de políticas públicas voltadas para o combate à violência. Esperamos que o programa inovador e pioneiro do Governador Omar Aziz RONDA NOS BAIRROS chegue em Eirunepé para amenizar esse clima de insegurança.
Portanto, esperamos que as autoridades em todas as esferas de governo, providenciem medidas urgentes na questão da segurança pública em Eirunepé. Só assim estaremos promovendo o bem estar social pelo aperfeiçoamento dos equipamentos públicos postos a serviço da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário